Combate ao abandono de animais é foco da campanha Dezembro Verde


 Com o mês de dezembro damos início à campanha “Dezembro Verde- Diga não ao abandono de animais". A campanha, fruto do Projeto de Lei  7656-2017, de autoria do  vereador Fagner Fernandes (PDT) tem por objetivo alertar e conscientizar a população a respeito do aumento do número de animais abandonados,  por meio de campanhas educativas e mobilizações e esclarecer que abandonar animais é crime previsto em lei, com punição de três meses a um ano de detenção e multa.


No período de férias, o número de animais encontrados em estado de abandono superlotam os abrigos. Isso ocorre porque muitos animais são abandonados pelos tutores, que viajam durante o período. O vereador e protetor de animais, Fagner Fernandes, destaca que a responsabilidade pelos cuidados e proteção aos animais é do tutor e que abandoná-los ao surgimento do primeiro empecilho, além de ser um ato covarde, é crime.


Segundo o parlamentar,  defensor da causa animal, a ideia de trazer a campanha Dezembro Verde para Caruaru surgiu no 1º Encontro Nacional de Vereadores em Defesa dos Animais, promovido em 2017 na cidade de São Paulo. Evento em que se reuniram legisladores e ativistas da causa animal de todo o país.


Conforme o presidente do Instituto Quatro Patas, Daniel Santos, os motivos do abandono de animais são os mais absurdos possíveis: “Algumas pessoas abandonam porque não querem mais ter trabalho em cuidar, outros por eles terem feito alguma travessura e muitos por não querer a responsabilidade de cuidar do animal quando ele está doente. Também existem os que largam seus animais nas ruas porque vão viajar no período de férias, o que aumenta significativamente a quantidade de animais em situação de vulnerabilidade neste período".


A campanha “Dezembro Verde” também chama a atenção para a importancia da denúncia, em caso de abandono e maus tratos a animais, como sendo a melhor forma de combater tal prática. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. É ideal que haja testemunhas, fotos e tudo mais que puder comprovar o fato. Não tenha medo! Não é necessário se identificar! Denunciar é um ato de cidadania! Ameaças e casos de maus-tratos podem e devem ser denunciados à AME Animal, órgão municipal de proteção animal, através do 3724-0333 ou pelo Disque Denúncia Agreste pelo número 3719-4545.

Postar um comentário

0 Comentários